A dificuldade de aprender e se desenvolver no mundo do UX Motion Design

UX Motion Design

UX Motion Design é o tema principal dos nossos artigos — não é a toa que levamos este nome.

Durante todo esse tempo publicando sobre Motion Design, UX, muitos nos perguntaram sobre como iniciar nesta área. Aí que mora o grande desafio. Embora seja uma área que o crescimento duplica a cada dia, iniciar no UX Motion Design pode oferecer diversas barreiras.

A complexidade de se aprender UX Motion Design e UI

O ponto inicial, que dificulta para muitos, é que pela formação de Design tradicional.

Para que você se torne um UX Motion Designer, você precisa de muito tempo e conhecimento.

Tempo para aprender e aperfeiçoar seus conhecimentos de Motion Design.

Tempo para aprender e aperfeiçoar os conhecimentos de UX/UI.

Ou seja, é preciso aprender e desenvolver cada uma dessas áreas individualmente.

Fazer a conexão entre elas quando você já tiver conhecimento o suficiente de ambos os lados.

Outra opção seria ter o foco principal em uma dessas áreas.

E finalmente buscar o conhecimento em paralelo usando a outra área de conhecimento como complemento.

Por exemplo, se você é um Motion Designer, buscar aprender mais sobre UX/UI e ver como você consegue inserir o Motion nesse contexto.

Já se você é um UX Designer, você pode ir atrás de aprender mais sobre Motion Design e ver em que pontos do seu trabalho, inserir animações estariam contribuindo para a experiência.

Do you speak English? As fontes de UX Motion Design também estão fora do Brasil.

Uma barreira muito grande que ainda existe, é a questão da língua. Por mais que Design, Motion, User Experience, etc, sejam termos maneiríssimos em inglês.

Existem muitos designers que não possuem conhecimento em inglês para que ele possa buscar fontes de fora.

Sabemos que a internet tem uma base de conteúdo em inglês que é excelente e muito vasto.

Porém, nem todos consegue ter acesso à esse conteúdo.

Aquilo que você encontra em Português, pode ter 10–100 vezes mais da mesma coisa em Inglês.

Por isso, não basta apenas buscar por estudos, tutoriais e cursos nessas áreas do Motion Design e do UI/UX.

É preciso encontrar algo que esteja em nossa língua e que seja uma referência em conteúdo.

Tutoriais de funcionam? Existem tutoriais focados em UX Motion Design?

Tutoriais são uma excelente maneira de se aprender alguma ferramenta. Se você trabalhar com UX ou UI, existem diversos tutoriais na internet que irão te ensinar sobre After Effects. O mesmo acontece de maneira invertida. Também existem inúmeros tutoriais sobre UX e UI, que podem te ajudar a ter uma noção sobre “o outro lado”.

Qual o grande problema desses tutoriais? Bem, por não existir nada focado em UX Motion Design, você fica dependente de aprender algumas técnicas e ferramentas.

Tendo que descobrir por si só aquilo que pode ser útil ou não para o que você deseja fazer.

Em alguns momentos, pode ser difícil você conseguir visualizar em algum tutorial, como que aquilo pode se relacionar à algo que você quer botar em prática.

Por exemplo, muitos tutoriais vão te ensinar o básico de animação movendo um quadrado de um ponto ao outro.

Por mais que para animação isso seja uma representação básica, é muito difícil conseguir conectar isso à interfaces para quem ainda não tem esse olhar definido para o Motion Design.

Esse conteúdo em tutorial que combina o melhor dos dois mundos (UX e Motion Design) de forma a tornar o aprendizado nessa área algo mais fluido e intuitivo é muito escasso e por vezes até inexistente.

Isso faz com que você perca inúmeras horas, dias, e meses até conseguir juntar todo um material relevante que conseguirá te ensinar aquilo que você busca.

Como sair na frente no mercado de UX Motion Design

Pessoalmente, forma como aprendemos e nos desenvolvermos nesta área foi através de muitos anos de trabalho com muita tentativa e erro atuando diretamente no mercado. Principalmente na parte do UX Motion Design voltada para Vídeos Explicativos, foi aonde nos desenvolvemos a cada novo projeto e fomos buscando soluções a cada barreira encontrada.

Por mais que isso seja uma maneira muito eficiente de compreender todas as dificuldades existentes, e desenvolver soluções na prática que vão unir essas duas áreas do conhecimento em um único lugar, isso demanda muito tempo. São muitos anos de prática de mercado, e muitos anos vivenciando isso todos os dias para possuir um conhecimento digno de entrar e se destacar nesse nicho do Motion Design.

Foi pensando nisso que surgiu o projeto UX Motion Design. Não apenas transmitir nosso conhecimento na área, como estamos fazendo já à alguns meses.

Nós queremos ensinar tudo que você precisa para começar a trabalhar com UX Motion Design.

Por isso, o projeto do UX Motion Design se tornou um curso. O curso que nós mesmos gostaríamos de ter feito quando estávamos iniciando nossa carreira. Neste curso, juntamos nossas experiências e práticas de mercado para  ensinar aquilo que é necessário para já sair trabalhando.

Como funciona o Curso de UX Motion Design

O UX Motion Design é um curso voltado tanto para o Motion Designer que quer atuar nesta área, quanto para o UX/UI Designer que quer usar a animação como um novo nível de experiência e engajamento. Assim este não é simplesmente um curso de animação como existem outros por aí. Aqui, nós vamos te ensinar sobre o essencial do UX Motion Design, combinando o conhecimento dessas duas áreas.

Ao longo das aulas, não iremos ensinar simplesmente a animação, mas falaremos sobre os conceitos por trás de cada movimento e as possibilidades e aplicações deles em meio à uma interface.

Como sabemos que simplesmente acompanhar vídeos e mais vídeos de aulas não é a maneira mais produtiva de se aprender, nós fizemos do UX Motion Design uma verdadeira imersão nesta área. O curso tem uma duração de 6 semanas.

Durante esse tempo teremos lives exclusivas para debatermos assunto de UX, Motion e tirar as dúvidas que forem surgindo.

Fora isso, toda comunicação estará sendo feita através de uma comunidade exclusiva no Slack, que ficará ativa por tempo indeterminado.

Servindo como base de conhecimento da área, além de um excelente local para oportunidades de trabalho.

Somos os pioneiros no Brasil a realizar um trabalho nessa área de conhecimento.

Portanto, queremos junto à você criar uma comunidade forte e amadurecer ainda mais este mercado! Vejo você no UX Motion Design.