LottieWeb e o Futuro do Bodymovin

Bodymovin agora é LottieWeb, se você acompanha a gente a um tempo, já deve ter visto falarmos sobre o Bodymovin. Porém, se você acabou de chegar aqui, provavelmente deve estar se perguntando o que significa esse tal do Bodymovin!

De fato, explicar como o Bodymovin funciona e o que ele faz é bem simples. Imagine o dia a dia de qualquer Motion Designer que desenvolve sua animação, finaliza ela e por último precisa exportar — nosso famoso render. Bem, o Bodymovin funciona exatamente nessa última etapa.

O render do After Effects se baseia em exportarmos como vídeo, sequência de imagem, ou simplesmente em áudio.

O Bodymovin entra como uma alternativa para exportamos essa animação em código. Enfim, facilitando(e muito) a vida dos Motion Designer que desenvolvem animações dentro da área do UI/UX.

Que o Bodymovin é um excelente ferramenta, isso já é claro, mas aonde que entra aí o LottieWeb?

O que é o LottieWeb?

LottieWeb, nada mais é que o nosso bom e velho Bodymovin. Não apenas uma mudança de nome, o Lottie Web representa a junção do Bodymovin com a família do Lottie, que aconteceu no fim do ano passado. Este, por sua vez, é uma biblioteca para Android e iOS que utiliza de animações exportadas pelo Bodymovin em formato JSON e renderiza elas nativamente em dispositivos mobile e na web.

O Lottie foi criado pela equipe de UX e Motion Designers do Airbnb e essa junção com o Bodymovin representa o investimento que o time do Lottie vem feito em tornar animações para mobile e web cada vez mais intuitivas e fáceis de se produzir.

O Bodymovin foi criado por uma única pessoa e lançado de forma open source para que outros pudessem também contribuir. Agora faz parte de uma equipe muito maior que vem se dedicando constantemente em trabalhar nesse propósito. Tudo isso mantendo ainda a estrutura open source e a colaboração da comunidade.

Como essa mudança afeta o futuro do UX Motion Design?

A princípio, o Bodymovin ainda possui esse nome como ferramenta e extensão dentro do After Effects. Não sei se num futuro próximo tudo será renomeado, mas por enquanto, seus desenvolvedores continuam mencionando-o como antes. Entretanto, o documento atual do Lottie incorpora o LottieWeb (Bodymovin) e se torna o novo lugar para irmos sobre qualquer coisa relacionada a ele.

Isso é apenas um passo, porém um fator mais do que positivo para o futuro dos UX Motion Designers.

Fora todos os benefícios que o Bodymovin trouxe para estes animadores, agora com a junção dele à família do Lottie, podemos esperar uma conexão cada vez maior e mais intuitiva entre o After Effects e as plataformas mobile e Web.

Fico otimista por essas ferramentas tem a crescer e agregar cada vez mais funções e possibilidades para nós UX Motion Designers.

Estamos sempre de olho nas novidades do LottieWeb (nosso querido Bodymovin) e traremos aqui cada novidade em primeira-mão!